top of page
Notícias em Destaque

Pastorais da Igreja no Brasil incentivam a entrega voluntária de bebês para adoção

  • Foto do escritor: Paróquia São Tiago Maior
    Paróquia São Tiago Maior
  • 5 de out. de 2019
  • 2 min de leitura


Termina na próxima terça-feira, dia 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida, uma ação da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que teve início dia primeiro e apresentou o tema para reflexão este ano: “Em família defendemos a vida! Com alegria e esperança”.

A iniciativa busca conscientizar os católicos sobre o direito à vida, desde a concepção até seu fim natural. Por ocasião da data, as pastorais da Criança, Familiar e Setor Família da arquidiocese de Maringá (PR), se mobilizaram e lançaram uma campanha de incentivo: “Entrega Voluntária e Adoção Segura”.


Um vídeo preparado pelo grupo traz o marcante depoimento de um casal que optou pela adoção segura e também do Juiz de Direito Substituto da Vara da Infância e Juventude de Maringá​, Robespierre Foureaux Alves, que detalha o passo a passo da entrega voluntária:

“A entrega voluntária de bebês para adoção é um direito dos pais e está previsto expressamente no Estatuto da Criança e do Adolescente. É um ato que pode ser praticado só pela mãe ou pela mãe e pelo pai. A mãe tem o direito de dizer quem é o pai da criança e só no caso, a mãe vai entregar. Passa por um atendimento com as psicólogos e assistentes sociais do fórum em que é verificada a história de vida dessa pessoa ou desse casal, motivo de entrega e se eles estão cientes que não podem voltar atrás depois da entrega, para saber se realmente eles querem mesmo entregar essa criança para adoção”, destaca o juiz.

É importante ressaltar que a “entrega voluntaria” está garantida em lei e dá a possibilidade de uma gestante ou mãe de entregar seu filho ou recém-nascido para adoção e ela deve ocorrer sem constrangimentos, ou seja, é proibido quem atua na Rede de Proteção questionar a decisão da gestante ou genitora, insistir para que ela mude de ideia e fique com a criança ou de qualquer forma pressionar a mãe ou os pais desistam da entrega.

 
 
 

Comentários


Arquivo
Histórico
Postagens recentes
Busca por Tags

Paróquia São Tiago Maior

Rua Violeta de Melo,1020

Bairro Jardim São José

CEP 30820.470

Belo Horizonte / MG

 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Celebrações na Matriz:

Domingo -  9h e 18h

Sexta - 19h

Maria, Mãe do Bom Conselho:

Rua Desembargador Campos, 41 - J. Inconfidência

Sábado -18h30 e Quarta - 19h

São José Operário:

Rua Urucânia, 280 - Jardim São José

Domingo - 7h30 e Quinta - 19h30

Secretaria Paroquial:

Terça a Sexta - 8h às 11:30h e de 13h às 18h

Sábado - 8h às 12h

(31)  3412-4257

pstiagomaior@gmail.com

bottom of page