top of page
Notícias em Destaque

Papa: música sacra cria pontes e aproxima ao transcendente

  • Foto do escritor: Paróquia São Tiago Maior
    Paróquia São Tiago Maior
  • 28 de set. de 2019
  • 3 min de leitura

ree


Ao receber a Associação Italiana Santa Cecília, o Pontífice recorda que fazer música na Igreja é um dom de Deus, mas também um modo para ajudar a quem está distante, a entender a mensagem cristã. "A música sacra e a música em geral criam pontes, aproximam as pessoas, até as mais distantes, não conhecem barreiras de nacionalidade, etnia e cor da pele".

Manoel Tavares - Cidade do Vaticano

O Santo Padre concluiu sua série de audiências na manhã deste sábado, 28,  recebendo na Sala Paulo VI, no Vaticano, cerca de 3 mil participantes no Simpósio Nacional “Scholae Cantorum” da Associação Italiana Santa Cecília.

Esta Associação tem origem no movimento de reforma católica, no período após o Concílio de Trento. Na época, cantores polifônicos famosos se reuniram em Roma com outros músicos, também famosos, dando vida a uma instituição de músicos e cantores.


Hoje, a Associação Santa Cecília, - composta de cantores, diretores de coral, organistas, provenientes de várias partes da Itália, - comemora seus 140 anos de vida na presença do Santo Padre.

Em seu discurso aos numerosos presentes da Associação Italiana Santa Cecília, o Papa recordou seus 140 anos de fundação, ainda hoje viva, ativa e desejosa de servir a Igreja.

A seguir, falando dos Papas que sempre apoiaram a música sacra, no seio da Igreja, como Pio X e Paulo VI, hoje também Francisco encoraja todos a continuar neste caminho:

Ser Associação é um recurso que os ajuda a gerar movimento, interesse, compromisso para melhor servir a liturgia. O importante em uma Associação não é ser protagonista ou compor música, mas ter um programa de amor e fidelidade à Igreja. Juntos, vocês podem se envolver melhor no canto litúrgico, inspirado no modelo do canto gregoriano; juntos, vocês cuidam da preparação artística e litúrgica e promovem a presença da ‘Scholae Cantorum’ em todas as comunidades paroquiais”.

De fato, afirmou Francisco, o coral guia a assembleia que, com seus repertórios, representa uma voz qualificada de espiritualidade, comunhão, tradição e cultura litúrgica. Aqui, o Papa especificou os campos do seu apostolado:

São vários os campos do seu apostolado: a composição de novas melodias; promoção do canto em seminários e casas de formação religiosa; ajuda aos coros paroquiais, organistas, escolas de música sacra. Cantar, tocar, compor, dirigir música na Igreja são as coisas mais bonitas para a maior glória de Deus”.

É um privilégio, um presente de Deus, afirmou Francisco, expressar a arte musical e ajudar a participar dos mistérios divinos. Uma música bonita e boa é um instrumento privilegiado para se chegar ao transcendente e, muitas vezes, ajuda a entender sua mensagem.

A dedicação de um coral à liturgia e à música, disse ainda o Papa, representa um meio de evangelização, para crianças e adultos. A liturgia, de fato, é a primeira "mestra" do catecismo. E o Santo Padre recordou ainda:

A música sacra tem também outra tarefa: a de unir a história cristã. Na Liturgia, ressoa o canto gregoriano, a polifonia, a música popular e contemporânea. É como se, naquele momento, todas as gerações passadas e presentes louvassem a Deus, cada uma com sua própria sensibilidade. A música sacra e a música em geral criam pontes, aproximam as pessoas, até as mais distantes, não conhecem barreiras de nacionalidade, etnia e cor da pele, mas envolvem todos”.

A música sacra, diz por fim o Papa, reduz as distâncias com os irmãos. A Igreja dá valor ao serviço que os cantores e corais prestam às comunidades, para elevá-las a Deus em um único hino de louvor. 


 
 
 

Comentários


Arquivo
Histórico
Postagens recentes
Busca por Tags

Paróquia São Tiago Maior

Rua Violeta de Melo,1020

Bairro Jardim São José

CEP 30820.470

Belo Horizonte / MG

 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Celebrações na Matriz:

Domingo -  9h e 18h

Sexta - 19h

Maria, Mãe do Bom Conselho:

Rua Desembargador Campos, 41 - J. Inconfidência

Sábado -18h30 e Quarta - 19h

São José Operário:

Rua Urucânia, 280 - Jardim São José

Domingo - 7h30 e Quinta - 19h30

Secretaria Paroquial:

Terça a Sexta - 8h às 11:30h e de 13h às 18h

Sábado - 8h às 12h

(31)  3412-4257

pstiagomaior@gmail.com

bottom of page