top of page
Notícias em Destaque

Papa Francisco em Albano: devemos voltar à simplicidade

  • Foto do escritor: Paróquia São Tiago Maior
    Paróquia São Tiago Maior
  • 21 de set. de 2019
  • 2 min de leitura



"Com Zaqueu, deixemo-nos tocar pela Sua ternura": palavras do Papa Francisco na sua homilia deste sábado (21) por ocasião da Visita Pastoral à diocese de Albano, nos arredores de Roma

Manoel Tavares - Cidade do Vaticano

O Santo Padre concluiu sua Visita Pastoral a Albano, presidindo a uma celebração Eucarística na Praça Pia, diante da Catedral da cidade do Lácio.

Em sua homilia, partindo da festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista, celebrado pela Liturgia de hoje, Francisco citou o famoso episódio de Zaqueu, cobrador de impostos e chefe dos publicanos, odiados pelo povo, que subiu a um sicômoro para ver Jesus. Zaqueu era um homem, que vivia à custa dos seus concidadãos, para os quais era o pior e não podia se salvar. No entanto, Jesus o chama pelo seu nome, não se esquece dos pecadores.

Partindo desta passagem evangélica, o Papa exortou os fiéis, por ocasião do aniversário da Catedral de Albano, a não terem medo de ir à busca dos mais esquecidos, escondidos sobre o sicômoro da vergonha, do medo, da solidão, para lhes dizer que Deus não se esquece deles.

E, recordando uma segunda ação de Jesus em relação a Zaqueu, que o queria ver, Francisco disse que ele não queria só vê-lo, mas conhecê-lo, saber quem era aquele famoso Mestre. Mas, Jesus o “antecipou”, o viu por primeiro, conversou com ele antes de ser convidado para ir à sua casa. E o Papa explicou quem era Jesus:

[ Jesus é aquele que nos vê por primeiro, que nos ama por primeiro, quem nos acolhe por primeiro. Quando descobrimos o seu amor, a nossa vida muda. Como Zaqueu, não devemos buscar as riquezas, a carreira, o prazer, os vícios. Deixemo-nos olhar por Jesus e tocar pela sua ternura. Mantenhamos um encontro vivo com a sua misericórdia ]

Não somos auto-suficientes, disse Francisco; devemos superar nossos fechamentos, voltar à simplicidade de uma criança, ser felizes de encontrar o amor de Deus e ao próximo.

Por fim, o Santo Padre recordou uma última ação de Jesus em relação a Zaqueu: "Hoje devo ficar em sua casa". Como seria maravilhoso sentir a Igreja como nossa casa! O Senhor quer que sua Igreja seja a casa das casas, uma tenda para hospedar nosso próximo, nossos irmãos.

Como Zaqueu, que deu o quádruplo do que tinha aos pobres, Francisco nos exortou a dar um pouco de nós mesmos e a amar os mais necessitados. Somente assim seremos ricos aos olhos de Deus!

 
 
 

Comentários


Arquivo
Histórico
Postagens recentes
Busca por Tags

Paróquia São Tiago Maior

Rua Violeta de Melo,1020

Bairro Jardim São José

CEP 30820.470

Belo Horizonte / MG

 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Celebrações na Matriz:

Domingo -  9h e 18h

Sexta - 19h

Maria, Mãe do Bom Conselho:

Rua Desembargador Campos, 41 - J. Inconfidência

Sábado -18h30 e Quarta - 19h

São José Operário:

Rua Urucânia, 280 - Jardim São José

Domingo - 7h30 e Quinta - 19h30

Secretaria Paroquial:

Terça a Sexta - 8h às 11:30h e de 13h às 18h

Sábado - 8h às 12h

(31)  3412-4257

pstiagomaior@gmail.com

bottom of page