top of page
Notícias em Destaque

Papa Francisco: amar e ser amados, o desejo mais profundo

  • Foto do escritor: Paróquia São Tiago Maior
    Paróquia São Tiago Maior
  • 21 de set. de 2019
  • 3 min de leitura


ree

“Como acender o desejo de encontrar Deus apesar dos sinais que obscuram a sua presença?” Assim o Papa Francisco inicia seu discurso aos participantes de um encontro internacional organizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização

Jane Nogara - Cidade do Vaticano

O segundo encontro do Papa Francisco nesta manhã de sábado (21) foi com as escolas e centros de nova evangelização que participam de um encontro internacional organizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.


Depois da saudação do prefeito do Dicastério Rino Fisichella, o Santo Padre deu as boas-vindas a todos e falou sobre o tema do encontro: “É possível encontrar Deus? Caminhos de Nova Evangelização”.

Arder os corações

“Como acender o desejo de encontrar Deus apesar dos sinais que obscuram a sua presença?”. Assim inicia o Papa comentando a temática, e depois de recordar dos dois discípulos de Emaús que tinham Jesus ao seu lado mas não o reconheceram por terem desconforto no coração disse: “O segredo está em sentir, junto com as próprias incertezas, a maravilha desta presença. É a mesma maravilha que tiveram os discípulos de Emaús (…). Fazer arder os coração é o nosso desafio”, disse aos presentes.

Preocupar-se e principalmente ocupar-se

Porém, continuou Francisco “pode acontecer que a Igreja seja para o homem de hoje uma recordação fria, ou até mesmo uma desilusão”. O Papa explicou que para alguns a Igreja pode parecer muito fraca frente aos problemas do mundo enquanto que para outros muito poderosa frente às grandes pobrezas do mundo. E confirma que está certo preocupar-se, mas principalmente ocupar-se, “quando se percebe uma Igreja ‘mundanizada’ que segue os critérios de sucesso do mundo e se esquece que não existe para anunciar a si mesma, mas Jesus".

Amar e ser amados: o desejo mais profundo

Ao falar sobre o ritmo da vida moderna de muitos irmãos e irmãs, o Papa recorda que o Pai deseja que muitos deles “sintam-se em casa” porém com a constante busca do bem-estar eles esquecem o verdadeiro sabor da vida:

“ A beleza de uma família numerosa e generosa, que preenche o dia e a noite mas dilata o coração e a luminosidade que se encontra nos olhos dos filhos, que nenhum smartphone pode dar, a alegria das coisas simples, a serenidade dada pela oração ”

E acrescenta que o desejo mais profundo dos nossos irmãos é:

“ Amar e ser amados, serem aceitos pelo que são, encontrar a paz do coração e uma alegria que seja mais duradoura do que as comuns diversões ”

O Papa recorda que a evangelização deve estar concentrada em uma palavra: Jesus. E como fazer isso? “Encontrar os nossos contemporâneos para que conheçam o seu amor. Não ensinando, não julgando, mas sendo companheiros de caminho”. Acrescenta também aos presentes comprometidos com evangelização que

“ Transmitir Deus, não é falar de Deus não é justificar a sua existência: até o diabo sabe que Deus existe! Anunciar o Senhor é testemunhar a alegria de conhecê-lo, é ajudar a viver a beleza de encontrá-lo ”

Deus é amor

Depois da afirmação bíblica “Deus é amor”, o Papa explica que este é “o núcleo fundamental”, o coração do Evangelho. “A vida cristã se renova sempre com este primeiro anúncio” que na realidade é o “anúncio principal, aquele que se deve sempre voltar a escutar e voltar a anunciar durante a catequese de um modo ou outro, em todas as suas etapas em todos os seus momentos”.


 
 
 

Comentários


Arquivo
Histórico
Postagens recentes
Busca por Tags

Paróquia São Tiago Maior

Rua Violeta de Melo,1020

Bairro Jardim São José

CEP 30820.470

Belo Horizonte / MG

 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Celebrações na Matriz:

Domingo -  9h e 18h

Sexta - 19h

Maria, Mãe do Bom Conselho:

Rua Desembargador Campos, 41 - J. Inconfidência

Sábado -18h30 e Quarta - 19h

São José Operário:

Rua Urucânia, 280 - Jardim São José

Domingo - 7h30 e Quinta - 19h30

Secretaria Paroquial:

Terça a Sexta - 8h às 11:30h e de 13h às 18h

Sábado - 8h às 12h

(31)  3412-4257

pstiagomaior@gmail.com

bottom of page