top of page
Notícias em Destaque

Animais e agricultores são abençoados na festa de Santo Antão no Vaticano

  • Foto do escritor: Paróquia São Tiago Maior
    Paróquia São Tiago Maior
  • 17 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura


O local virou um grande sítio improvisado nesta sexta-feira (17) como sinal de proteção ao trabalho no campo para garantir a biodiversidade e o respeito à Criação. Hoje a Igreja comemora a festa litúrgica de Santo Antão, protetor dos animais.

Andressa Collet, Alessandro Guarasci – Cidade do Vaticano


Já é tradição no dia da festa litúrgica de Santo Antão, protetor dos animais, um espaço próximo à Praça São Pedro, no Vaticano, se transformar num grande sítio improvisado. Vacas, cabras, galinhas, coelhos e patos, por exemplo, são levados para serem abençoados. A festa recebeu representantes da Associação Italiana de Agricultores e da Coldiretti, a principal organização de empreendedores agrícolas em nível italiano e europeu, com um 1 milhão e meio de associados.

De fato, centenas de agricultores se reuniram no Vaticano, neste dia 17 de janeiro, para festejar Santo Antão. Pela manhã, ao final da missa que aconteceu na Basílica de São Pedro, homens e animais reunidos próximos à Praça foram abençoados.

Os valores do homem do campo

Neste ano, o evento foi dedicado particularmente ao tema do valor da família agrícola e ao respeito pela Criação. A agricultura e a pecuária são um tesouro a ser protegido para se garantir a biodiversidade e o respeito ao Criador.

A realidade, porém, vai no caminho contrário. Segundo dados da Coldiretti, nos últimos 10 anos a Itália perdeu, só entre os animais maiores, cerca de um milhão de ovelhas e cordeiros, além de quase 800 mil porcos e 200 mil bovinos e búfalos. Uma perda que se deve, sobretudo, à montanha e às áreas internas mais difíceis onde faltam as mínimas condições econômicas e sociais para garantir a permanência de pastores e agricultores.

Mas o interior italiano também é fonte de trabalho, já que o país está vendo jovens voltarem aos campos: mais de 55 mil jovens com menos de 35 anos de idade estão voltando às origens e liderando empresas agrícolas.

 
 
 

Comentários


Arquivo
Histórico
Postagens recentes
Busca por Tags

Paróquia São Tiago Maior

Rua Violeta de Melo,1020

Bairro Jardim São José

CEP 30820.470

Belo Horizonte / MG

 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Celebrações na Matriz:

Domingo -  9h e 18h

Sexta - 19h

Maria, Mãe do Bom Conselho:

Rua Desembargador Campos, 41 - J. Inconfidência

Sábado -18h30 e Quarta - 19h

São José Operário:

Rua Urucânia, 280 - Jardim São José

Domingo - 7h30 e Quinta - 19h30

Secretaria Paroquial:

Terça a Sexta - 8h às 11:30h e de 13h às 18h

Sábado - 8h às 12h

(31)  3412-4257

pstiagomaior@gmail.com

bottom of page