top of page
Notícias em Destaque

Missa de Sétimo Dia pelas vítimas de Brumadinho – 31 de janeiro

  • Foto do escritor: Paróquia São Tiago Maior
    Paróquia São Tiago Maior
  • 31 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura

3

0/01/2019

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor, celebra Missa de Sétimo Dia pelas vítimas da tragédia em Brumadinho, nesta quinta-feira, dia 31 de janeiro, às 19h30, na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro da Cidade. A Missa será concelebrada por dom Vicente Ferreira e o pároco da Paróquia São Sebastião, em Brumadinho, padre Renê Lopes.

A pedido do arcebispo dom Walmor, todas as paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte – que abrange 28 municípios – deverão organizar Missas de Sétimo Dia dedicadas às vítimas. Assim, muitos fiéis, de diferentes lugares, poderão participar de Missas em memória das vítimas.

Ação Solidária da Igreja

Desde sexta-feira, dia da tragédia, bispos, padres, diáconos e evangelizadores da Arquidiocese de Belo Horizonte tem oferecido amparo aos que sofrem. Uma ampla campanha solidária foi realizada, atendendo as necessidades materiais urgentes das famílias vítimas da tragédia. Dia e noite, os evangelizadores visitam os lares de quem enfrenta o luto, presidem momentos de oração nos velórios, permanecem ao lado dos que ainda não têm informação sobre parentes desaparecidos.

Para ajudar nos trabalhos de acolhida às pessoas, dom Walmor enviou padres e diáconos de diferentes paróquias das cidades que integram a Arquidiocese de Belo Horizonte para a cidade de Brumadinho.

ORAÇÃO

Misericordioso Deus, / Pai de toda consolação, / ungi nossos corações, / flagelados pela dor, / com o óleo compassivo e terno do vosso amor, / para curar as feridas de nossa alma, / firmar-nos na certeza de que somos vossos filhos e filhas, / resgatando em nós a consciência da fraternidade solidária, / pela graça de perdoarmos a quem nos ofende e desrespeita a dignidade maior, / a pessoa humana. / Firmai nossos passos na convicção do bem / e no caminho da justiça para que tenhamos forças e sabedoria / na correção dos descompassos e prejuízos nascidos da ganância pelo lucro / sob o domínio da idolatria do dinheiro, / e vidas não sejam ceifadas / e a casa comum preservada para o bem de todos.

Amado Senhor Jesus, / com vosso olhar de Mestre, Salvador e Redentor do mundo, / do alto de vossa Cruz, / unidos na confiança em vós, / machucados, / enxergamos a devastação de nossa gente e de nossa terra, em Brumadinho, / Minas Gerais e no Brasil, / resultado de cidadanias desqualificadas, / leis inadequadas, / interesses distanciados do bem comum. / Em vosso coração, fonte perene da vida nova, / depositamos e vemos os nossos, pai, mãe, filho, esposos, genro, nora, neto, avô e avó, primos, parentes e amigos que partiram desta vida, / vítimas de crime ambiental e contra a humanidade. / Ecoe nos corações as verdades do vosso amor, / certos de que a Verdade nos libertará / porque viestes para que todos tenham vida / e vida em abundância.

Espírito Santo de amor, / mestre de nossa santificação e humanização, / conscientes de que somos criaturas de Deus, / seus filhos e filhas, / morada vossa, / vinde em auxílio de nossa fraqueza / e renovai em nossos corações o grito amoroso de Abba / Pai, / despertando no coração de cada homem e mulher / o sentido e o compromisso da fraternidade e do respeito incondicional à dignidade humana, / fazendo brotar sabedoria e clarividência para que os julgamentos sejam justos, / na contramão da impunidade, / por escolhas não manipuladas; / os governantes encontrem o gosto do exercício de seu poder na promoção da vida, / com especial predileção pelos pobres e sofredores; / os representantes do Povo amem a honestidade para servir na verdade; / os que ocupam cargos sejam competentes, / os que crêem sejam testemunhas credíveis; / os construtores da sociedade pluralista sejam autênticos servidores, / e nós todos sejamos simples e qualificados cidadãos, / vivendo a vida segundo vossa força amorosa!

Para que não se repita a tragédia ambiental e humana de Brumadinho, / entre outras tragédias acontecidas e anunciadas, / produzidas pelo descompasso da ganância e da falta de amor, / e não sejam varridas vidas humanas e o meio ambiente da face da terra, / abrimo-nos confiantes ao amor de Deus nosso Pai, / comprometidos no seguimento do amado Senhor Jesus, / guiados pela força amorosa do Divino Espírito Santo, / para construir um mundo melhor / enquanto todos caminhamos rumo ao Reino definitivo.

Amém.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte

Comentários


Arquivo
Histórico
Postagens recentes
Busca por Tags

Paróquia São Tiago Maior

Rua Violeta de Melo,1020

Bairro Jardim São José

CEP 30820.470

Belo Horizonte / MG

 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Celebrações na Matriz:

Domingo -  9h e 18h

Sexta - 19h

Maria, Mãe do Bom Conselho:

Rua Desembargador Campos, 41 - J. Inconfidência

Sábado -18h30 e Quarta - 19h

São José Operário:

Rua Urucânia, 280 - Jardim São José

Domingo - 7h30 e Quinta - 19h30

Secretaria Paroquial:

Terça a Sexta - 8h às 11:30h e de 13h às 18h

Sábado - 8h às 12h

(31)  3412-4257

pstiagomaior@gmail.com

bottom of page