top of page
Notícias em Destaque

Há 35 anos, o encontro de João Paulo II e Ali Ağca, seu atirador

  • Foto do escritor: Paróquia São Tiago Maior
    Paróquia São Tiago Maior
  • 28 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

Era 27 de dezembro de 1983, no presídio de Rebibbia, em Roma, quando Wojtyla encontrou o terrorista turco que, em 13 de maio de 1981, na Praça São Pedro, tentou matar o Pontífice. Um dos canais de televisão da RAI, na Itália, vai apresentar um especial sobre o encontro, chamado “A coragem do perdão”.

Andressa Collet – Cidade do Vaticano

No cárcere de Rebibbia, em Roma, há exatamente 35 anos, João Paulo II encontrava Mehmet Ali Ağca. Era 27 de dezembro de 1983 quando o terrorista, que cumpria pena na prisão, recebeu o perdão de Karol Wojtyla.

O atentado terrorista

Ali Ağca tentou assassinar João Paulo II em plena Praça São Pedro em 13 de maio de 1981. O atentado, como refere o site oficial do Vaticano, aconteceu exatamente às 17h19min, enquanto o Pontífice percorria a praça de papamóvel, antes da tradicional Audiência Geral. O turco foi o responsável pelos dois disparos contra João Paulo II que, gravemente ferido, foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, e submetido a uma cirurgia que durou seis horas.

Já em 17 de maio, 5 dias após o atentado, o Papa recitava o Angelus direto do hospital para quem se encontrava na Praça São Pedro. Na ocasião, João Paulo II se dirigiu ao homem que tentou lhe matar, dizendo: “Peço pelo irmão que me feriu, a quem perdoei sinceramente”.

A coragem do perdão

Um dos canais de televisão da RAI italiana, o Rai Premium do digital terrestre que transmite filmes produzidos pela rede estatal e reprises de ficção popular, vai apresentar nesta sexta-feira (28) à noite o especial “A coragem do perdão”. O vídeo propõe justamente uma abordagem investigativa do caso e do encontro 35 anos depois na prisão.

O vídeo oferece uma reflexão sobre o significado do perdão cristão nos dias de hoje, através de entrevistas especiais. De fato, participam do programa o Card. Giovanni Angelo Becciu, prefeito da Congregação das Causas dos Santos; Gianfranco Svidercoschi, ex-vice-diretor do jornal vaticano L’Osservatore Romano; além de um histórico, um jornalista especializado em Vaticano e um policial. O vídeo também será reproposto em 29 de dezembro, pelo canal Rai História.

Comentários


Arquivo
Histórico
Postagens recentes
Busca por Tags

Paróquia São Tiago Maior

Rua Violeta de Melo,1020

Bairro Jardim São José

CEP 30820.470

Belo Horizonte / MG

 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Celebrações na Matriz:

Domingo -  9h e 18h

Sexta - 19h

Maria, Mãe do Bom Conselho:

Rua Desembargador Campos, 41 - J. Inconfidência

Sábado -18h30 e Quarta - 19h

São José Operário:

Rua Urucânia, 280 - Jardim São José

Domingo - 7h30 e Quinta - 19h30

Secretaria Paroquial:

Terça a Sexta - 8h às 11:30h e de 13h às 18h

Sábado - 8h às 12h

(31)  3412-4257

pstiagomaior@gmail.com

bottom of page