top of page
Notícias em Destaque

Papa: Viver confiando em Deus em tudo, eis o segredo da vida

  • Foto do escritor: Paróquia São Tiago Maior
    Paróquia São Tiago Maior
  • 8 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

O Papa Francisco rezou a oração mariana do Angelus, na Solenidade da Imaculada Conceição, com o fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro provenientes de todo o mundo.

Silvonei José - Cidade do Vaticano

"Estar com Deus não resolve magicamente os problemas. Mas Maria confia em Deus diante dos problemas”. Foi o que disse o Papa Francisco antes de rezar a oração mariana do Angelus na Solenidade da Imaculada Conceição com o fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro provenientes de todo o mundo.

"Eis um comportamento sábio: não viver dependendo dos problemas – quando termina um, se apresenta outro! - mas confiando em Deus e confiando-se todos os dias a Ele: Eis-me aqui! Peçamos à Imaculada a graça de viver assim", exortou o Papa.

Comentando a página do Evangelho do dia, o Papa recorda Eis-me é a palavra-chave da vida. Marca a passagem de uma vida horizontal, centralizada em si mesmo nas suas próprias necessidades, a uma vida vertical lançada na direção de Deus.

"Eis-me é estar disponível ao Senhor, é a cura para o egoísmo, o antídoto a uma vida insatisfeita, na qual sempre falta alguma coisa. Eis-me é o remédio contra o envelhecimento do pecado, é a terapia para ficar jovem dentro. Eis-me é crer que Deus conta mais do que o meu eu. É apostar tudo no Senhor, dócil às suas surpresas. Por isso dizer-lhe eis-me é o maior louvor que podemos lhe oferecer. Por que não começar assim todos os nossos dias? Seria belo, todas as manhãs dizer: “Eis-me, Senhor, hoje faça-se em mim segundo a tua vontade”.

O Papa nos convida a tomar como exemplo Maria:

“Maria não ama o Senhor de vez em quando, com interrupções. Vive confiando em Deus em tudo e para tudo. Eis o segredo da vida. Tudo pode quem confia em Deus para tudo. Porém o Senhor, caros irmãos e irmãs, sofre quando lhe respondemos como Adão: “tenho medo e me escondi”. Deus é Pai, o mais dócil dos pais, e deseja a confiança dos filhos. No entanto, quantas vezes suspeitamos d’Ele, pensamos que possa nos mandar alguma prova, privar-nos da liberdade, abandonarmos. Mas esse é um grande engano, é a tentação das origens, a tentação do diabo: insinuar a desconfiança em Deus".

Maria, - continuou o Papa - vence esta primeira tentação com o seu eis-me. E hoje olhamos para a beleza de Nossa Senhora, nascida e vivida sem pecado, sempre dócil e transparente a Deus.

“Isso não quer dizer que para ela a vida tenha sido fácil. Estar com Deus não resolve magicamente os problemas. A conclusão do Evangelho de hoje recorda isso: “O Anjo afastou-se dela”. Afastou-se: é um verbo forte. O anjo deixa a Virgem sozinha em uma situação difícil. Ela sabia o modo particular com o qual seria Mãe de Deus, mas o anjo não tinha explicado aos outros. E os problemas logo começaram: pensemos na situação irregular segundo a lei, à angústia de São José, aos planos de vida que acabaram, o que diriam as pessoas…"

Mas Maria, finalizou o Papa, confia em Deus, diante dos seus problemas. Foi deixada pelo anjo, mas acredita que com ela, nela, ficou Deus. E confia. Está certa que com o Senhor, mesmo de modo inesperado, tudo vai dar certo.

 
 
 

Comentários


Arquivo
Histórico
Postagens recentes
Busca por Tags

Paróquia São Tiago Maior

Rua Violeta de Melo,1020

Bairro Jardim São José

CEP 30820.470

Belo Horizonte / MG

 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Celebrações na Matriz:

Domingo -  9h e 18h

Sexta - 19h

Maria, Mãe do Bom Conselho:

Rua Desembargador Campos, 41 - J. Inconfidência

Sábado -18h30 e Quarta - 19h

São José Operário:

Rua Urucânia, 280 - Jardim São José

Domingo - 7h30 e Quinta - 19h30

Secretaria Paroquial:

Terça a Sexta - 8h às 11:30h e de 13h às 18h

Sábado - 8h às 12h

(31)  3412-4257

pstiagomaior@gmail.com

bottom of page