top of page
Notícias em Destaque

Papa Francisco fala sobre a morte na TV2000

  • Foto do escritor: Paróquia São Tiago Maior
    Paróquia São Tiago Maior
  • 4 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

“O pecado é a ilusão de não morrer nunca”. São palavras do Papa Francisco no oitavo episódio do programa “Ave Maria” da TV2000. No centro do comentário, a oração mais conhecida no mundo a partir da invocação “Agora e na hora de nossa morte”.

Cidade do Vaticano

Papa Francisco recorda o Diabo, Eva e convida a refletir sobre a morte. “Não é um momento fácil – afirma – mas pensar na morte como fim do caminho é uma realidade”. “Durante uma vida de pecado – esclarece – alguém pode dizer que morrerá, mas não pensa nisso. É uma ilusão. E assim como a Ave Maria começa com a grande verdade da salvação, termina com a grande verdade da condição humana, fruto do pecado”.

Ouça e compartilhe

A paz

No momento da morte, diz o Papa, “pediria a Maria para ficar ao meu lado e me dar paz”. Durante o diálogo com o padre Marco Pozza, o apresentador do programa, revela que fez o exercício da “boa morte” que antigamente se praticava nos seminários exatamente para se acostumar com a morte. “Iniciava-se pedindo piedade ao Senhor – recorda o Papa – mas havia a descrição clara do momento da morte. Quando se começa a suar diz-se: ‘Jesus misericordioso tenha piedade de nós’. Na época era o costume, era realístico”.

Os jovens e a cultura “gasosa”

Papa Francisco dirige um pensamento também aos jovens e à sensação de solidão e de abandono. “Com a nossa cultura e as nossas propostas – explica – desenraizamos aqueles jovens. Não receberam uma cultura concreta, mas uma ‘cultura líquida’ para usar uma fórmula de um filósofo, aliás diria ‘gasosa’, sem raízes. Penso que a nossa civilização seja culpada. Os jovens de hoje têm necessidade de raízes. Maria não perdeu as próprias raízes”.

A justiça

Francisco fala também sobre o suicídio: “o suicídio – diz – seria como fechar a porta à salvação. Mas tenho consciência de que nos suicídios não há plena liberdade”. Enfim, um nota sobre a expressão ‘irmã morte’ usada por São Francisco de Assis. “Agrada-me pensar na morte como um ato de justiça final. O pecado paga isso, mas abre a porta para a redenção do outro lado. Conviver com a morte não faz parte da minha cultura, mas cada um de nós tem a sua própria cultura e pode fazê-lo”.

 
 
 

Comentários


Arquivo
Histórico
Postagens recentes
Busca por Tags

Paróquia São Tiago Maior

Rua Violeta de Melo,1020

Bairro Jardim São José

CEP 30820.470

Belo Horizonte / MG

 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Celebrações na Matriz:

Domingo -  9h e 18h

Sexta - 19h

Maria, Mãe do Bom Conselho:

Rua Desembargador Campos, 41 - J. Inconfidência

Sábado -18h30 e Quarta - 19h

São José Operário:

Rua Urucânia, 280 - Jardim São José

Domingo - 7h30 e Quinta - 19h30

Secretaria Paroquial:

Terça a Sexta - 8h às 11:30h e de 13h às 18h

Sábado - 8h às 12h

(31)  3412-4257

pstiagomaior@gmail.com

bottom of page