top of page
Notícias em Destaque

Papa: água é um direito, não mercadoria

  • Foto do escritor: Paróquia São Tiago Maior
    Paróquia São Tiago Maior
  • 9 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Cidade do Vaticano

Realizou-se nesta quinta-feira (08/11), em Roma, a Conferência internacional sobre o tema “A gestão de um bem comum: acesso à água potável para todos”. O evento, na Pontifícia Universidade Urbaniana, é organizado pelo Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, em colaboração com as embaixadas junto à Santa Sé de França, Itália, Mônaco e Estados Unidos.

Vergonha

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes, em que define como uma “enorme vergonha para a humanidade do século XXI” os nossos irmãos que adoecem e morrem em decorrência da falta de água ou de água insalubre.

Isso acontece nas mesmas regiões onde não faltam armas e munições, observa o Pontífice. “A corrupção e os interesses de uma economia que exclui e que mata prevalecem muitas vezes sobre os esforços que, de modo solidário, deveriam garantir o acesso à água.”

Francisco recorda o empenho da Santa Sé e da Igreja em favor do acesso à água potável para todos – empenho que se manifesta em múltiplas iniciativas, que vão da realização de infraestruturas à assistência às populações em perigo, sempre evocando as referências éticas e os princípios contidos no Evangelho numa visão positiva da antropologia.

Água é direito, não mercadoria

De fato, é de uma adequada antropologia que se reconhece o acesso à água potável como direito humano, portanto incompatível com a concepção da água como mercadoria qualquer.

Do ponto de vista da fé, disse ainda o Papa, em cada homem sedento se reconhece a própria imagem de Deus. Portanto, a dupla dimensão espiritual e cultural da água jamais deve ser ignorada, enquanto é central ao plasmar o tecido social, a convivência e a organização comunitária.

Francisco conclui convidando os participantes a meditarem sobre a simbologia da água nas principais tradições religiosas, exortando-os à contemplação deste recurso e ao compromisso concreto para uma melhor gestão da água.

 
 
 

Comentários


Arquivo
Histórico
Postagens recentes
Busca por Tags

Paróquia São Tiago Maior

Rua Violeta de Melo,1020

Bairro Jardim São José

CEP 30820.470

Belo Horizonte / MG

 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Celebrações na Matriz:

Domingo -  9h e 18h

Sexta - 19h

Maria, Mãe do Bom Conselho:

Rua Desembargador Campos, 41 - J. Inconfidência

Sábado -18h30 e Quarta - 19h

São José Operário:

Rua Urucânia, 280 - Jardim São José

Domingo - 7h30 e Quinta - 19h30

Secretaria Paroquial:

Terça a Sexta - 8h às 11:30h e de 13h às 18h

Sábado - 8h às 12h

(31)  3412-4257

pstiagomaior@gmail.com

bottom of page