top of page
Notícias em Destaque

Padre Renato: Espírito Santo, oxigênio da santidade

  • Foto do escritor: Paróquia São Tiago Maior
    Paróquia São Tiago Maior
  • 1 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

O oxigênio da santidade será, sempre, a ação do Espírito Santo em nós. Quando Jesus nos convida a “sermos santos como o Pai celeste é santo”, Ele nos dá, também, as graças necessárias para desenvolvermos bem este projeto.

Padre Renato dos Santos - SDB - Cidade do Vaticano

Seria totalmente fora de propósito imaginar a possibilidade de construir um projeto de santidade sem a assistência real do Espírito Santo em nossas vidas. Não pode existir santidade sem a ação direta do Espírito Santo. O oxigênio da santidade será, sempre, a ação do Espírito Santo em nós. Quando Jesus nos convida a “sermos santos como o Pai celeste é santo”, Ele nos dá, também, as graças necessárias para desenvolvermos bem este projeto. “Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse”. (Jo 14,26)

“Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos”

Ele, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, será o elemento indispensável para o desenvolvimento da santidade, ao qual somos todos convidados. Devemos acreditar que no chamado à santidade podemos contar, sempre, com a grande promessa de Jesus: “Não temais! Eu estarei com vocês todos os dias”. (Mc 6,50). “Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos” (Mt 28,20).

Santidade: disponibilidade para servir a Deus e as pessoas.

Estas afirmações essenciais, diz o Papa, “permitem-nos partir e servir com aquela atitude cheia de coragem que o Espírito Santo suscitava nos Apóstolos, impelindo-os a anunciar Jesus Cristo. Ousadia, entusiasmo, falar com liberdade, ardor apostólico: tudo isto está contido no termo liberdade (parresia), uma palavra com que a Bíblia expressa também a liberdade duma existência aberta, porque está disponível para Deus e para os irmãos”. (cf. At 4,29; 9,28; 28,31; 2Cor 3,12; Ef 3,12; Heb 3,6; 10,19). (GE 129)

“ Santidade é a sublime opção de deixar Deus agir em nós e, através de nós, para o crescimento dos outros. ”

Logo no início da Exortação Apostólica encontramos esta comprometedora afirmação: “O Espírito Santo derrama a santidade, por toda a parte, no santo povo fiel de Deus, porque «aprouve a Deus salvar e santificar os homens, não individualmente, excluída qualquer ligação entre eles, mas constituindo-os em povo que O conhecesse na verdade e O servisse santamente”. (GE 6) Portanto, conhecer a Deus e, servi-Lo santamente, sobretudo na pessoa dos mais fragilizados da sociedade, será a medida alta da santidade. Santidade é a sublime opção de deixar Deus agir em nós e, através de nós, para o crescimento dos outros. O Papa emérito Bento XVI já afirmava que “...a santidade mais não é do que a caridade plenamente vivida.”. (GE 21)

Assim sendo, conclui o Papa na Exortação: “Não desanimes, porque tens a força do Espírito Santo para tornar possível a santidade e, no fundo, esta é o fruto do Espírito

Santo na tua vida (cf. Gal 5, 22-23). (GE 15)

“Peçamos ao Senhor a graça de não hesitar quando o Espírito nos exige que demos um passo em frente; peçamos a coragem apostólica de comunicar o Evangelho aos outros e de renunciar a fazer da nossa vida um museu de recordações”. (GE 139)

“Peçamos ao Espírito Santo que infunda em nós um desejo intenso de ser santos para a maior glória de Deus; e animemo-nos uns aos outros neste propósito. Assim, compartilharemos uma felicidade que o mundo não poderá tirar-nos”. (GE 177)

Para refletir:

1. Temos deixado o Espírito Santo agir para o nosso crescimento na santidade?

2. Temos feito consistir a santidade no serviço aos mais fragilizados da sociedade?

 
 
 

Comentários


Arquivo
Histórico
Postagens recentes
Busca por Tags

Paróquia São Tiago Maior

Rua Violeta de Melo,1020

Bairro Jardim São José

CEP 30820.470

Belo Horizonte / MG

 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Celebrações na Matriz:

Domingo -  9h e 18h

Sexta - 19h

Maria, Mãe do Bom Conselho:

Rua Desembargador Campos, 41 - J. Inconfidência

Sábado -18h30 e Quarta - 19h

São José Operário:

Rua Urucânia, 280 - Jardim São José

Domingo - 7h30 e Quinta - 19h30

Secretaria Paroquial:

Terça a Sexta - 8h às 11:30h e de 13h às 18h

Sábado - 8h às 12h

(31)  3412-4257

pstiagomaior@gmail.com

bottom of page